Sunday, May 15, 2011

Krux - Krux (2002).



Liderado pela cozinha mais duradoura do Entombed, Jörgen Sandström (baixo) e Peter Stjärnvind (bateria), o Krux pratica um Doom Metal há muito esquecido. Com a diferença que, Jörgen assume as guitarras no Krux. Completando a formação, ninguém menos que a maior entidade do estilo, Leif Edling (baixo) do Candlemass e o pau pra toda obra Mats Levén (vide Combest Of). Além de o disco contar com a participação do guitarrista Fredrik Akesson (Talisman, Arch Enemy, Tiamat) executando todos os solos, e que seria efetivado na ban
da no segundo álbum.

O debut auto-intitulado foi idealizado por Leif Edling, que a exemplo de Lemmy Kilmister e Angus Young, sempre faz a "mesma coisa", mas como todo bom gênio, tem a coerência de fazer com que suas composições nunca soem recicladas ou repetitivas. Os sons aqui são cobertos por uma atmosfera densa, soturna e carregada de uma frieza que remete às origens do Doom Metal. Outro aspecto interessante são as letras bem sinistras e que no álbum seguinte ganhariam concessões satânicas. Alguns temas contidos aqui remetem às idéias abstratas que Edling desenvolveu nos discos From The 13th Sun e Dactylis Glomerata do Candlemass.

A memória do Black Sabbath (fase Ozzy) é honrada em composições como "Black Room", "Nimis" e "Enigma EZB" que possui um instrumental captado da essência do Psalm 9 do Trouble (uma das grandes preciosidades do estilo) e linhas vocais remetentes aos primórdios do Sabbath. Pro clima fúnebre fica ainda mais completo nada melhor do que um psicodelismo pra dá um clima tristonho, e "Sibiria" se encarrega disso. Uma curta música que lembra o Pink Floyd da fase Syd Barret. E o Stoner Rock marca presença na faixa-título, lembrando a pegada do Cathedral no The Carnival Bizarre.

Fonte: "Combe do Iommi".




01 - Black Room
02 - Krux
03 - Nimis
04 - Sibiria
05 - Omfalos
06 - Enigma EZB
07 - Popocatépetl
08 - Evel Rifaz
09 - Lunochod I - VII


No comments:

Post a Comment